Tamanho da Letra:
Graduação - Matemática
  • O curso
  • Professores
  • Disciplinas
  • Depoimentos

Objetivos Gerais do Curso

Formar profissionais plenamente habilitados para exercerem docência da Matemática no ensino fundamental e médio.

Objetivos Específicos do Curso

- Habilitar o profissional do curso de matemática para atuar na docência, dos cursos do ensino fundamental e médio, construindo conceitos e procedimentos básicos indispensáveis para engajar-se no mundo do trabalho, das realações sociais, culturais e políticas.
- Possibilitar ao acadêmico a construção e apropriação do conhecimento, que permite vê-lo no contexto histórico em que está inserido.
- Construir uma formação crítica e de qualidade, aberta à multiculturalidade, capaz de responder aos desafios do campo educacional.
- Aprofundar saberes, competências e habilidades da área matemática, que são indispensáveis para a docência na educação básica.
- Instigar a formação de profissionais capazes de ingressar em cursos de pós-graduação, buscando a formação para atuar na docência no ensino superior ou como pesquisador no campo educacional.
- Vivenciar situações didáticas compatíveis com a experiência dos professores em sala de aula, destacando a importância da interdisciplinaridade e da valorização das diversidades.
- Fomentar a vivencia de situações pedagógicas que possibilitam a socialização e construção dos conhecimentos: políticos, filosóficos, sócio-antropológicos, psicológicos, históricos, ambiental-ecológicos, linguisticos, políticos e culturais que contribuem significativamente para a formação do acadêmico na licenciatura.

Perfil do Egresso

O egresso deve ser profundo conhecedor dos fundamentos da Matemática, sua história e sua aplicação no cotidiano. Um curso de licenciatura deve acolher os acadêmicos com o nível educacional que trazem e fazê-los avançar a ponto de obter um licenciado que tenha:
- Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
- Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos;
- Ter consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Por outro lado, o egresso deve ser formado como educador em um processo de análise reflexiva e crítica dos condicionamentos que permeiam a área educacional.  O educador, como profissional neste contexto, deve atender a exigência da produção de conhecimentos, habilidades, competências e valores. Tais competências se articulam com experiências e reflexões das situações concretas com base nos conhecimentos teóricos e nas relações eco-sociais. Com base nisso teremos um licenciado que:
- Domine os conhecimentos matemático específico e não trivial tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência, tais como origens, processo de criação e inserção cultural, tendo também conhecimento de suas aplicações nas demais áreas de ensino.
- Perceba o quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática contribuem para o exercício pleno da cidadania.
- Seja capaz de trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.
- Tenha maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação da matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto em sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem.
- Compreenda as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico.  
- Domine a forma lógica característica do pensamento matemático e tenha conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva, de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, seja capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança em seus alunos com relação à matemática.
- Possua familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa da matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.
- Seja capaz de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia em seu aluno.

- Seja engajado num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e de seus alunos.

Campos de Atuação

O graduado em Matemática, Licenciatura Plena, poderá atuar, predominantemente, na docência no Ensino Fundamental e Médio, nas redes de ensino pública (municipal e estadual) e privada. Como existe uma falta de educadores nessa área, a possibilidade de colocação é excelente.
A FAI objetiva formar docentes com visão ampla dos conteúdos matemáticos, habilitados e competentes para a prática pedagógica. Assim, algumas disciplinas que compõem o curso são: Psicologia da Educação, Geometria, Estatística, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Tecnologia e Informática na Matemática, Didática da Matemática, Lógica da Matemática, Álgebra Linear, etc

Autorização

Autorização Portaria 1.314 de 17/07/2006, Reconhecimento Portaria Nº 289, de 22/07/2011

Avaliação do Curso pelo MEC

Modalidade Grau Curso ENADE CPC CC
Presencial Licenciatura    MATEMÁTICA - - 4

Titulação:

Licenciatura em Matemática.

Vagas:

50 vagas Anuais

Duração do curso:

3 anos, 6 semestres

Horário das aulas:

19:00 às 22:36

Período:

Noturno

Coordenadora:

Professora Lourdes Conci Griebeler

Valor da mensalidade 2014:

R$ 485,00

* Para pagamento até o vencimento, 20 créditos. Valor bruto R$ 500,00.

 

Não foi possível conectar